quarta-feira, janeiro 21, 2009

Sensação Estranha com o novo posicionamento da Coca-cola

Olá a todos,
A coca-cola arrancou com um novo posicionamento, associado à felicidade, a marca traz a felicidade às pessoas. Neste âmbito, lançou o seu primeiro spot dentro deste posicionamento, o qual casa na perfeição com o prometido, e consegue contornar perfeitamente alguns obstáculos que poderiam ter dentro da legislação da publicidade. Assim, qto à criatividade do anúncio e execução da campanha, nada a dizer.
No entanto, desde que li a primeira notícia sobre este posicionamento e, novamente, qd vi este spot, não consigo deixar de evitar ter uma sensação estranha, como se a marca estivesse a esticar o seu território para além do que é razoável, de modo que a promessa pode deixar de ser credível.
Estarei a ser mto severa com a marca? Ou partilham da mesma opinião?
Anexo o anúncio para quem ainda não viu:

2 comentários:

  1. Anônimo12:48 PM

    Como dizia o Fernando Pessoa sobre a ppa Coca-Cola: primeiro estranha-se, depois entranha-se... Será q vai acontecer o mesmo com este "novo" posicionamento? :)
    Olhando para este anúncio como uma acção com um target específico (familias que fazem compras), acho que poderá funcionar para "aliviar" o fardo das "mães" (ou progenitores no geral)que tds os dias têm de tomar "n" decisões sobre o "dia-a-dia" dos seus filho, levam com informação de todo o lado e contraditória e têm pouquissimo tempo... e tendem, mtas vezes, a se culpabilizar...
    E aí, a marca, parecendo querer falar para estas "mães e pais", ajuda a relativizar estas decisões. Será que toda a informação com que "levamos" no dia a dia, é assim tão válida? Será que temos de estar sempre a equacionar tudo, a todo o momento? Porque é também preciso lembrar que há um ingrediente essencial na vida do "dia a dia": os momentos de felicidade.
    Não sou mãe... mas acho q se fosse, depois de ver este anúncio, ficaria um pouco mais feliz... não tanto por beber coca cola, mas por me aliviar.

    Voltando à questão inicial: claro que tb acho q a marca arrisca um pouco. Talvez nem tanto no posicionamento. Mas como abordou este posicionamento. É que, no ambiente actual, do politicamente correcto e considerando, sobretudo, os problemas sérios e graves da obesidade infantil, o efeito pode ser menos positivo do que a marca pretendia...

    Irá ser é muito interessante ver como a marca irá usar este posicionamento em outros targets. Ainda assim, para mim, posso dizer q uma coca-cola fresquinha, com limão... é sempre um momento de felicidade :)

    De resto, parabéns à Luisa por este blogue. Agora q estou em fase de estudos, confesso que me serve sempre para um "break", onde consigo encontrar informação diversa sobre temas que gosto bastante. Um excelente trabalho e um aglutinador de novidades, discussões e informação actualizadíssima! E até ponto de partida de muitas pesquisas ;) Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Sofia. Pelo comentário e opinião já k é sempre bom ouvir outros a falar do mm tema, e por gostares do blog :) mais um incentivo a continuar!

    ResponderExcluir