terça-feira, janeiro 06, 2009

Começar do zero

Hj, durante o almoço, falávamos sobre começar do zero, e como é mais fácil para uma pessoa sair do país e, numa terra estranha onde ninguém nos conhece, começar uma nova vida, soltar o nosso verdadeiro Eu.
Concordo inteiramente e lembro-me ainda da primeira vez que morei fora de Portugal, como essa experiência foi óptima para me conhecer melhor, para ver como reagia a determinadas situações.
Já tenho dúvidas relativamente à ideia de termos de sair de um determinado sítio para o fazermos. Pk isso pode ser uma pura ilusão! Claro que cortar algumas amarras pode ser saudável, nomeadamente qd estamos a falar do cordão umbilical, mas podemos tb estar simplesmente a fugir ao tema central que é sermos nós próprios e não cairmos nos velhos hábitos.
Ultimamente tenho feito um exercício diário que é tentar ver para além das etiquetas, tentar olhar para as pessoas sem dizer logo se elas são boas ou más, sem as julgar. Do tipo qd uma pessoa diz algo, em vez de me preocupar se concordo ou não, preocupo-me é em a ouvir.
E só vos posso dizer que tenho tido várias surpresas!!!!!!!

Por exemplo, encontrei pessoas, k se lhes colocasse rótulos, encaixariam perfeitamente naquilo k considero correcto, mas quando observo apenas o que estão a dizer, verifico que discordo da maior parte das coisas k dizem, e verifico ainda k mtas vezes tb elas n acreditam mto naquilo, mas fica-lhes bem estar a emitir aquelas opiniões, pk fica bem ter opinião nalguns círculos!!!!
Se nos esquecermos do nosso "ego", então ficamos logo sem a necessidade de ter opinião, e podemos simplesmente ouvir as outras pessoas, e conhecê-las verdadeiramente!!!!!!
Por outro lado, há pessoas que vêm com as "etiquetas erradas", ou seja, não preenchem a nossa check list. Mas se as ouvirmos ignorando esse facto, veremos que o k dizem tem mto a ver com a forma como tb nós pensamos.

Mas agora voltando à ideia inicial, mtas vezes não fazemos akilo k verdadeiramente queremos pois agimos de acordo com o k os outros pensam de nós, ou pior, com akilo k nós axamos k os outros axam de nós..... mto mais complicado!!!!!
Mas se apenas ouvirmos a nossa vozinha interior e a seguirmos, vemos como essas opiniões e afins começam a ruir como um castelo de cartas, pk mtos de nós damos opiniões sem realmente pensar nelas, e apenas a pessoa k está numa determinada situação é k tem toda a informação sobre essa situação.

Ainda recentemente aconteceu comigo. Estava numa situação em k n sabia se havia de dizer ou não algo a uma amiga, e comentei esse facto com outra amiga cuja recomendação foi peremptória: disse-me que eu tinha mm k dizer, k era a melhor atitude. Claro k segui a minha vozinha interior k me dizia k a melhor decisão era n o fazer. E isso revelou-se a melhor atitude. De tal forma k depois qd comentei novamente como tinha sido bom não dizer nada, a segunda amiga apenas disse "Fizeste bem". Pois fiz, e fiz exactamente o contrário da sua recomendação!!!

Claro que as opiniões são válidas, e são ditas com amor pois tratam-se mtas vezes de opiniões de pessoas de quem gostamos e k se preocupam connosco, mas apenas cd pessoa sabe o k fazer. A informação k possuimos é, em parte, racional, e essa podemos partilhar, mas é tb mto emocinal e sensorial, e é captada com o nosso coração e com os nossos sentidos, e este tipo de informação, k está dentro da nossa pele, n pode ser partilhada, e apenas se manifesta pela nossa vozinha interior.

Por isso, ouçamos a nossa vozinha interior, demos espaço para k se manifeste, e sigamos os seus conselhos. E ouçamos tb todas as opiniões pois são emitidas com carinho. Mas que a última palavra seja a do nosso coração!!!!!!

2 comentários:

  1. Anônimo7:01 PM

    Alô Luísa,
    Independentemente se concordo ou não (como referes no post), no fundo, acho que à medida que vamos crescendo, cada vez mais nos deparamos com essa ideia de que é a nossa voz interior que devemos seguir e que não devemos dizer ou fazer algo apenas pq os outros nos dizem ou pq "fica bem". Uma expressão que se ouve mt é "já não faço fretes". Um general disse um dia que "a posição de decisão é totalmente solitária." No fundo, trata-se de ouvir as opiniões daqueles que são importantes para nós e depois de ponderar, decidir em consciência de acordo com o que acreditamos ser correcto. :-)
    Bjinhos,
    Pedro

    ResponderExcluir
  2. olá olá!
    Ouço essa voz que me fala constantemente, no entanto, deparo-me constantemente com grandes conflitos por aceitar o q essa voz me comenta!!!
    Acabo por ser concreto realista e fico deslocado da sociedade!
    Pois quando tomo uma decisão dou conta q todos a apoiam mas ninguém a quer anunciar!
    Relativamente ao silêncio uma vez li "O silêncio é o paraíso, por isso quem o tiver, que o conserve antes que dê pela falta dele. "

    melhores cumprimentos,
    JSX

    ResponderExcluir