sábado, janeiro 17, 2009

Abaixo a carneirada e viva a opinião discordante - um comentário a propósito do Expresso desta semana

Ainda esta semana ouvi no programa da RTP2 "Clube de Jornalistas" um debate sobre a opinião na comunicação social, e se estaria certo ou errado haver opiniões contraditórias entre o director editorial e os cronistas, ou se deveríamos ter uma posição "oficial" do meio de comunicação social.
Na altura estava a trabalhar no computador ao mm tempo k ouvia o programa, achei interessante mas desliguei imediatamente e apenas ficou registado naquela memória k temos, onde são guardadas milhares de coisas, e k n sabemos se algum dia iremos usá-las de novo.
No entanto hj, ao ler o Expresso (k nem sempre leio por falta de tempo mas k hj senti k o devia comprar) recordei de imediato esse programa, pois li várias opiniões manifestadas, a propósito das afirmações do D. José Policarpo sobre os casamentos com muçulmanos. Assim, no Expresso, a primeira referência era feita no editorial pelo director do Expresso, no qual se revelava a favor da afirmação na medida em k efectivamente mtas pessoas casam com muçulmanos sem ter a noção das diferenças culturais; depois, umas páginas à frente, nos altos e baixos de João Garcia, lá aparecia novamente o D. José Policarpo mas em baixo, classificando como de reduzido bom senso as aformações do mm. E eis senão quando, mesmo ao lado dos altos e baixos, João Vieira Pereira comenta tb as mms afirmações chocado com a surpresa das pessoas perante afirmações k são naturais. Podem n ser mm estas as palavras usadas pelos autores mas foi o k ficou na minha memória depois de ler.
Ora acontece k, se fôssemos pela opinião veiculada no clube de jornalistas, apenas teríamos uma peça sobre o tema, a qual revelaria a posição do jornal Expresso. Provavelmente assinada por algo tão esotérico como "A Direcção".

Pois eu só peço k n façam isso. Abaixo a carneirada. Não quero ter jornais k falam em uníssono! Não quero ter artigos assinados pela Direcção. Quero ouvir a opinião de pessoas, para que eu pp possa formar a minha opinião. Quero ouvir opiniões diversas. Só assim conseguimos ter as versões de ambos os lados!!!!! Mm qd sei k estou a ler ou ouvir coisas enviesadas. Quero ter o discernimento de saber k estão enviesadas e a abertura de espírito para as ouvir e perceber como pode uma pessoa pensar daquela forma!

A mm coisa se passa na sociedade. Por exemplo, os alunos que mais ficam na memória dos professores são os que são capazes de contradizer, de mostrar opiniões discordantes, e de as argumentar, mesmo que depois não tenham razão nenhuma!!!!! Desde que sejam sempre correctos e demonstrem educação, mostram que pensam pela cabeça deles, mm k com raciocínios contrários. N suporto alunos que são do tipo graxista e k diz o k o prof quer ouvir, ou pior não dizem nada e fazem o sorrisinho amarelo cínico de quem está a pensar uma coisa e n a diz por medo de represálias na nota final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário