segunda-feira, janeiro 26, 2009

A percepção é a realidade: doa a quem doer

Qd vemos o mundo, as coisas, as pessoas, as situações... nunca as vemos como elas são, e sempre as filtramos e analisamos segundo a nossa perspectiva, segundo a nossa visão da situação.
Por isso mtas vezes entramos em diálogos de surdos com as pessoas pois cd uma está a falar da sua percepção das coisas. E cd um está a tentar fazer o outro ver k a sua posição está errada e que a minha é k está certa.
Qto desperdício de energia. Qta mágoa surge mtas vezes destas conversas.
E qtas vezes n somos nós k estamos a falar mas sim o nosso ego. É ele k quer ter uma opinião e leva-nos a dizer por vezes coisas k n são bem verdade.
E pior do k isso: aos olhos do outro, assumem mtas vezes proporções gigantescas e, dadas as suas construções mentais, somos de repente confrontados com algo que não dissemos, com situações que não prevemos...
E como a percepção é a realidade, não vale a pena tentar demover o outro. Ele(a) já viu tudo e acredita k nós realmente dissemos akilo ou pensámos akeloutro.

Existe uma frase sábia de um autor k n me recordo:

"Somos donos das palavras k n dizemos e prisioneiros das que deixamos escapar".


É tão verdade, k, sabendo disto, deveríamos ter mais cuidado com o k dizemos pois depois da palavra sair n há mais nada a fazer. E às vezes, qd a percepção já está toldada pela fúria ou simplesmente pela mágoa, apenas o silêncio acalma e diz tudo akilo que precisamos de dizer.

3 comentários:

  1. ...ou então quando vem o silêncio somos atacados pela nossa própria consciência e esmagados pelos remorsos. Tudo emoções que podemos evitar, porque não é de remorso ou de culpa que se constrói a felicidade.
    Se as emoções são nossas, porque não as controlamos? Porque são espontâneas, alguém diz, e eu respondo "e se pudermos criar emoções a nosso bel-prazer?"
    Basta um bocadinho de inteligência emocional e controlar os ímpetos de infelizes reaçções que saem cá de dentro. Como alguém que conheço diz muitas vezes "desculpas nao se pedem, evitam-se". Pode parecer arrogante, mas até é um bocadinho verdade ;)

    ResponderExcluir
  2. pois... parece que andamos na mesma onda :)
    http://sanghazenpt.wordpress.com/2009/01/25/arrependo-me-de-coisas-que-disse/

    ResponderExcluir
  3. pois... andamos na mesma onda :)

    ResponderExcluir