sexta-feira, janeiro 09, 2009

O significado da idade

Ainda ontem tinha uma conversa sobre a idade (associada a relacionamentos) e hj tive outra sobre se por vezes vale ainda a pena mudar a vida ou pensar sobre nós próprios.
Qto à primeira questão, há mtas opiniões... há pessoas para quem a idade é mto importante nos relacionamentos. Ou pk n se quer k o homem seja mais novo do que a mulher, ou pk n se quer k o homem seja demasiado velho, ou k a diferença de idades seja mto gd, etc, etc... e todas estas questões estão inevitavelmente ligadas ao k é socialmente aceite, ou seja, qd pergunto às pessoas a base das suas opções, inevitavelmente estamos a falar de preconceitos e da forma como a sociedade vê as coisas. E pior do k isso, a forma como isso está tão enraizado na sociedade k passamos a acreditar nisso, e tb fazemos essas escolhas com base nesse critério.
Mas afinal o k é a idade? É experiência de vida, tem fases distintas, mas no fundo não é mais do k a forma como medimos o tempo k estamos vivos, nada mais. E é a forma como balizamos algumas coisas, as quais são importantes. Ganhamos independência aos 18. temos desconto de cartão jovem até aos 26, temos desconto de idosos a partir dos 65, e por aí fora. Nestes casos, sim, a idade é importante pois baliza-nos algumas coisas práticas. Mas de resto, é um dado super irrelevante. Conheço mtos homens da minha idade e mais velhos k são completamente imaturos, e conheço alguns mais novos k são mais responsáveis e maduros do k eu. Por isso, pk motivo é k nos agarramos à idade para os relacionamentos?
Por outro lado, e pegando agora na 2ª questão: algumas pessoas dizem k gostariam de ter feito algo, mas k agora já é tarde, já n vale a pena... e com estes pensamentos podem ficar o resto da vida infelizes, apenas pk já n vale a pena!!!!! Mas k diabo! Vale sempre a pena, estamos sempre a tempo de mudar a nossa vida, de alterar as nossas opções. Desde k com isso n magoemos ou atropelemos ninguém, a vida é nossa e estamos sempre a tempo de a mudar. Por isso n fiquem anos a fio a dizer k gostariam de ter tempo de ir fazer seja o k for: aprender uma língua, pintar, música, desenho, viajar, tirar um curso de meditação, o k for. Nunca é tarde e vai sempre a tempo.

Tenho uma frase k costumo utilizar, a qual aplico mais aos relacionamentos mas k vale para todas as experiências na vida: antes uma vida cheia de baldes de água frias se, de x em qd, pudermos tomar o gosto a uma chávena de chocolate quente, do que ter uma vida completa de copos de leite morno!!!!!!!!!

6 comentários:

  1. Anônimo10:31 AM

    Encaixo-me nesta tua teoria.
    Mas ,o que está em causa, neste caso, é uma construção social. Hà que desconstruir estes e outros falsos mitos.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo12:11 PM

    Identifico-me completamente com esta mensagem.O que está em causa são as questões das "construções Sociais".
    Há que as desconstruir!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo12:12 PM

    Identifico-me completamente com esta mensagem.O que está em causa são as questões das "construções Sociais".
    Há que as desconstruir!

    ResponderExcluir
  4. Eu diria antes k há k as reconhecer, aceitar k eleas existem, e seguir com a vida n lhes ligando nenhuma :)

    ResponderExcluir
  5. Anônimo3:45 PM

    que diabo é isso eu naum entendi foi nada...!

    ResponderExcluir
  6. Eliana Vasconcelos7:24 PM

    Minha filha irá completar 15 anos e ao invés das 15 velas, vamos fazer 15 folhas para poder fazer de 15 sementes. Gostaria de saber se alguem pode me dar ideias sobre frazes de sementes que foram lançadas na vida de minha filha ano a ano desde o primeiro ano até o 15. Caso tenha alguma ajuda gentileza enviar para: eliana.vasc@hotmail.com
    Muito obrigada

    ResponderExcluir