segunda-feira, fevereiro 02, 2009

O Medo

Costumo falar mto sobre o medo, ou a tb designada F... word = Fear, como sendo ele o principal bloqueador das pessoas, do atingir dos sonhos, de chegar mais longe, de mudar o status quo.
Todos temos medo, mas só alguns, poucos o conseguem ultrapassar. Tudo isto é um lugar comum, mas não há nada mais básico nem verdade mais absoluta do que esta!
E o medo pode assumir diversas facetas: o medo pode ser ignorância, arrogância, altivez, insegurança, depressão, até humor... o medo assume as diversas formas, e todas elas são, na maior parte das vezes, um escape para não fazermos akilo k desejamos, para não concretizarmos os nossos sonhos.
Como já alguém disse: ter medo não está errado, mas é o avançar apesar do medo que distingue os audazes.
Mtas vezes conto uma história: a do primeiro dia em que tive que dar uma aula. Tremia da cabeça aos pés. Recordo-me de ser uma sala de um 3º ou 4º andar e ter contado todos os degraus até lá chegar. No dia anterior tinha dado a mesma aula imensas vezes na minha sala, de forma a que o chão já estava gasto.
Assim ao subir as escadas, várias vezes pensei que não tinha k o fazer, que podia virar costas, fugir dali, simplesmente não dar a aula que seria para mim, uma pessoa tímida um suplício.
Mas não o fiz. A vontade de comunicar e o saber que era um sonho e algo que sentia como a minha missão, continuaram a empurrar-me pelas escadas. E lá fui. Suei, corei, e todas as coisas más acontecerem. Mas sobrevivi, fiquei mais forte, e foram esta e outras decisões que me permitem ser hj o k sou.

Um comentário:

  1. :D
    é como escreveste :"é o avançar apesar do medo que distingue os audazes."
    Se bem me lembro de um workshop em que participei, existem duas grandes categorias em que o medo pode ser encaixado. O medo de não ser suficiente (no trabalho, na relaçao a dois, como pai/mae,...) e o medo e não ser aceite.

    ResponderExcluir